Idéias boas e más, ideías sórdidas e absurdas. Idéias novas ou ultrapassadas, idéias para solucionar ou complicar. Idéias que não queremos ter e as que não conseguimos realizar. Idéias que vão e as que ficam, idéias malucas e as criativas. Quem nunca teve uma idéia impossível, uma brilhante ou uma proibida. Eis aqui as minhas idéias...nem tudo o que você ler aqui é verdade e nem tudo é mentira.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A origem do aniversário...E para mim nada..tuuudo!!!


Não tem como escapar, a não ser que você morra jovem ou criança, todos vão envelhecer um dia. E o dia que isso fica mais evidente na sua mente é o dia do seu aniversário...quer saber, pura bobagem pois envelhecemos um pouco todos os dias. Aí no dia do seu anivers´rio chega um amigo ou parente e diz: Ahh, hoje você está ficando meia velha!!! Hoje? Não ..não estou envelhecendfo gradativamente há 31 anos...mas pula essa parte e vamos ao que interesse de onde surgiu o costume de comemorar a data do nosso nascimento.

A prática de todo os anos festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é completamente seguida no mundo.

Exemplo: Vietnã, lá não se comemora na data específica do nascimento, mas sim, na passagem do ano novo, onde todas as pessoas comemoram seus aniversários coletivamente. Ou seja, todos fazem aniversário no mesmo dia!

Contudo, as festas de aniversário tiveram origem no Ocidente. Desde os primórdios a Antiguidade os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como dies sollemnis natalis. Os tradicionais e deliciosos bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, ofereciam em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.

As velas colocadas em cima do bolo surgiram também na antiguidade, pois as pessoas criam que a fumaça das velas levava os desejos e as preces dos fiéis até o céu para que fossem atendidas, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir a proteção para o ano vindouro.

Um comentário: